Vistoria Cautelar de Vizinhança

Essa contratação está disponível para todos os tipos de imóveis.
Lembre-se, uma perícia para estudar um problema e as causas dele, custará muito mais que uma vistoria cautelar que tem a função preventiva, e ainda sim correr o risco de não conseguir definir o verdadeiro culpado, trazendo ainda mais prejuízos!
Mas por que?
Uma obra ou reforma pode gerar diversos impactos nos imóveis vizinhos. As vibrações causadas pela movimentação de terra e máquinario, a execução da fundação e da infraestrutura, a pintura das fachadas, entre outras atividades, podem afetar severamente a estrutura das edificações vizinhas.
Você sabe quais problemas podem ocorrer?
Os problemas podem variar, desde o surgimento de microfissuras em muros, paredes, tetos e pisos, até a trágica condenação da edificação. Recalques nas estruturas podem prejudicar o funcionamento de portas e janelas, a movimentação pode ocasionar o descolamento de azulejos, pisos cerâmicos e outros revestimentos, a pintura da fachada da obra pode respingar e manchar as fachadas e as coberturas dos imóveis vizinhos, ocorrência de infiltrações e desabamentos, acredite, essa lista é extensa!
Como evitar?
Além das considerações em projeto e planejamento da obra, por vezes se torna difícil evitar os problemas e reduzir 100% dos riscos, uma vez que não se tem conhecimento sobre como as edificações vizinhas foram construídas e como elas vão se comportar diante das atividades. No entanto, é possível evitar prejuízos.
Alegar que a obra causou danos em uma propriedade vizinha pode ser arriscado para ambas as partes, pois o vizinho não pode garantir que o problema não existia de fato antes do início da obra, assim como a obra não pode comprovar que aquele problema já existia antes do seu início. Esse tipo de discordância pode levar a processos judiciais com determinações injustas.
Portanto, construtores e vizinhos:
Busquem por uma relação amigável e entrem num acordo para contratar um responsável técnico habilitado e que seja imarcial a situação, afim de executar esse serviço e prevenir transtornos. Além disso, priorizem o bom convívio relacionado ao controle e cobranças de incômodos sonoros, limpeza de vias, etc., conforme as leis de que se tratam.
Conte com a nossa ajuda, entre em contato e solicite um orçamento.
Apurar o estado de conservação dos imóveis próximos ao canteiro de obras:
A Vistoria Cautelar de Vizinhança tem a finalidade de "Constatar anomalias e falhas existentes nos sistemas construtivos e 'perpetuar a memória' das características físicas e do estado de conservação de edificações e benfeitorias localizadas na área de influência de um canteiro de obras."
Ou seja, o objetivo é verificar o estado físico-construtivo dos imóveis confrontantes à obra antes do início dela, bem como registrar essa análise em relatório fotográfico específico, para que, em possíveis contestações futuras, os problemas serem avaliados para definir se a obra é de fato responsável (ou não) pelos danos.
A Norma NBR 12722 cita a necessidade da Vistoria Cautelar de Vizinhança, o IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) também possuí norma específica para o assunto, e o art. 1.311 do Código Civil Brasileiro garante os direitos legais dos prejudicados.


