Avaliação de Desempenho Lumínico
Essa contratação está disponível para todos os tipos de imóveis.
Lembre-se, se a sua empresa preza pela qualidade e busca atender aos requisitos impostos pelo PBQP-H, então os seus projetos precisam atender a esse item!
Mas por que?
Este requisito deve ser atendido e poderá ser cobrado por auditores e clientes.
O primeiro benefício resultante da iluminação natural é o conforto visual, já que a luz do Sol promove um ambiente mais agradável, gerando bem-estar. Outro fator importante é a economia de energia elétrica devido ao menor consumo dela ao substituir a iluminação artificial pelo uso da iluminância natural disponível. E por fim, é comprovado cientificamente que, para a saúde humana, as doses diárias moderadas de sol são necessárias, pois ao ter contato com a luz natural, o corpo produz vitamina D, melhorando a absorção do cálcio e consequentemente o fortalecimento dos ossos.
Já a iluminação artificial se faz necessária e indispensável no uso da edificação no período noturno, e por isso a norma exige iluminancia mínima nos ambientes de permanência e também naqueles que servem de acessos, afim de evitar acidentes e desconforto no seu uso e operação.
Seus projetos já atendem a este item da norma de desempenho?
Para um melhor aproveitamento da luz natural nos ambientes de um imóvel, é necessário analisar a localização do terreno, a posição da edificação em relação ao Sol, dimensionamento e posição das aberturas, tipos de janelas e de envidraçamentos, rugosidade e cores dos elementos (paredes, tetos, pisos etc.), entre outros. Já para luz artificial, os tipos de lâmpadas, seu posicionamento, e área a ser iluminada serão os fatores influenciantes na avaliação.
A verificação do requisito é realizada através de simulação computacional em software, partindo da modelagem 3D do empreendimento, acrescentado das informações geográficas e possíveis sombreamentos considerados como obstáculo de luz para o cálculo.
Em seguida a simulação é concretizada segundo as condições climáticas estabelecidas em norma e ao fim procede-se a análise dos resultados. Essas análises são apresentadas em relatório técnico e assim os resultados são comprovados garantindo o atendimento as normas técnicas vigentes e qualidade de vida aos usuários.
Conte com a nossa ajuda, entre em contato e solicite um orçamento.
Simulação computacional para verificação do atendimento ao requisito do item 13 da Norma de Desempenho das Edificações NBR 15575, afim de atingir os padrões mínimos de qualidade:
O que a NBR 15.575 preconiza a respeito do Desempenho Lumínico?
Item 13: Durante o dia, as dependências da edificação habitacional (sala de estar, dormitório, copa/cozinha e área de serviço), devem receber iluminação natural conveniente, oriunda diretamente do exterior ou indiretamente, através de recintos adjacentes. Para o período noturno, o sistema de iluminação artificial deve proporcionar condições internas satisfatórias para ocupação dos recintos e circulação nos ambientes com conforto e segurança."
Iluminação envolve saúde e qualidade de vida, ambientes sem iluminação natural se tornam insalubres, assim como as atividades noturnas dependem totalmente da iluminação artificial.



